Queijo & Companhia - Queijos finos , Queijos especiais , Queijos nacionais , Presuntaria , Embutidos e Doces


Ir para o conteúdo

Queijos Especiais

Produtos


Brie
Camembert
Cheddar Barra Luiggi
Estepe Quatá
Gorgonzola Bella Itália
Gorgonzola Quatá
Gouda Bella Itália
Gouda Trem Minas
Gruyere Quatá
Gruyere Trem Minas
Estepe Cruzilia



Prato Esférico Quatá
Edan Trem Minas
Ricota Temperada Quatá
Mussarela de Búfala Barra
Mussarela de Búfala Bola pact 250 grs
Parmessão Casca Preta Don Corleone
Parmessão Piccolo Quatá
Parmessão Pecorino Quatá
Gouda Cruzilia
Gongonzola Cruzilia
Ementhal Cruzilia
Parmessão Montanhês




Brie

De origem francesa, o queijo Brie é fabricado no Brasil, com a mesma tecnologia do queijo Camembert, ficando as diferenças mais por conta do formato do que das propriedades organolépticas.
É um queijo de massa macia e quebradiça, maturado externamente por Penicillium Candidun, que lhe confere sua característica casca branca aveludada. Por isso também é conhecido como queijo de mofo branco.
Em geral, produzidos em processos manuais, a partir de pequenas quantidades de leite, apresentam-se normalmente em forma de triângulos ou em formas cilíndricas de 1 Kilo.
O ponto ideal para ser consumido apresenta-se entre 25 e 40 dias após sua fabricação. Com essa maturação terá adquirido sua massa cremosa e seu característico sabor. Consumidores que preferem um queijo mais forte, devem esperar até 60 dias de maturação, quando a camada de mofo branco se torna mais rala, a casca adquire tons avermelhados e o odor amoniacal intenso, indica um queijo supermaturado.
Destinam-se a consumo puro, em tábuas de queijos ou saladas ou podem ser usados em versões culinárias quentes. Servem também como sobremesa, acompanhado de pêra.

_________________________________________________________________________________________

Camembert

Também de origem francesa, o Camembert é um queijo de presença crescente no Brasil. Sua produção é feita a partir de pequenos volumes de leite com cuidados bastante artesanais. Geralmente se apresentam em formas cilíndricas pequenas.
Depois de enformados, os queijos são pulverizados externamente por Penicillium Candidum e são mantidos em câmaras, sobre prateleiras adequadas (com fios de aço inox ou alumínio). Após 6 ou 7 dias começa a aparecer uma fina camada de mofo branco. Os queijos então são virados cuidadosamente, para que o mofo cresça homogêneo por toda a superfície. Após 12 dias em média, podem então ser embalados em papel especial de alumínio, que mantêm intacta sua aveludada superfície branca.
Como o Brie, o queijo Camembert está no ponto ideal para ser consumido entre 25 e 40 dias após sua fabricação. Sua massa interna estará então cremosa, com “coração” e sua casca terá a aparência lisa e aveludada do mofo branco que o caracteriza. Seu sabor será ligeiramente amoniacal. Para aqueles que apreciam sabores mais fortes e pronunciados, recomenda-se saborear um Camembert com até 60 dias de maturação.
Destinam-se a consumo puro, em tábuas de queijo ou saladas ou podem ser utilizados quentes, em versões culinárias. Servem também como sobremesa, acompanhado de pêra.

_________________________________________________________________________________________

Cheddar

O queijo Cheddar originário da Inglaterra, é muito popular em países de língua inglesa como Estados Unidos, Canadá e Austrália. No Brasil é mais encontrado sob a forma de queijo processado fundido (feito a partir de queijo cheddar).
Tem típica coloração amarelo alaranjado, consistência fina, quase pastosa quando prensado entre os dedos e sabor ligeiramente ácido ou cítrico. Quando usado para o processamento de queijo fundido (transformado depois em fatias por ex.), deve ter maturação mínima de 2 meses. Como queijo para consumo, sua maturação deve ser de 4 meses.
No Brasil são mais encontradas as versões de queijo processado sabor cheddar, em fatias prontas para uso.
Outra versão do queijo cheddar comercializada no Brasil é o queijo Colby.
Destinam-se a consumo puro, ou quando processados, usam-se em sanduíches quentes, em hambúrguer ou bife, graças a seu sabor e derretimento fácil.

_________________________________________________________________________________________

Edam

O queijo Edam teve sua origem na província Netherlands, no norte da Holanda. Apresenta, sabor suave e olhaduras regularmente distribuídas em sua massa. Sua superfície é tingida por um corante alimentício vermelho.

_________________________________________________________________________________________

Gorgonzola

O queijo Gorgonzola é de origem italiana e caracteriza-se por maturação com Penicillium roqueforti, que confere aos queijos seus veios azulados. Por isso, faz parte da família dos queijos Azuis ou queijos de mofo azul.
Os gorgonzolas brasileiros em geral são cilíndricos e pesam ao redor de 3 Kilos. São apresentadas também versões já fracionadas.
Apresentam massa úmida com veios azuis esverdeados, textura macia, um pouco pastosa e quebradiça. Têm sabor pronunciado e característico, ligeiramente salgado.
Seu ponto ideal de maturação é ao redor de 45 dias após a fabricação, quando já perdeu um certo sabor amargo típico do início da maturação.
Destinam-se a consumo puro, em tábuas de queijos, como aperitivo ou em aplicações culinárias, como molhos ou recheios.

_________________________________________________________________________________________

Gouda

O queijo Gouda, conhecido mundialmente, é de origem holandesa. No Brasil é um queijo produzido de forma similar ao queijo prato, mas tem características típicas como massa mais untuosa, sabor suave ligeiramente adocicado, textura macia e casca fina. Pode ter olhaduras ou ser de massa fechada.
Em geral têm formato cilíndrico e pesam de 2 a 3 kilos. Seu acabamento pode ser em solução de magenta ou parafinado.
Destina-se a consumo puro, em sanduíches, aperitivo ou saladas.

_________________________________________________________________________________________

Home | Empresa | Produtos | Receitas | Queijo | Fale conosco | Mapa do site


Voltar para o conteúdo | Voltar para menu principal